Skip to content

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Matrículas 2022: preencha o formulário no final da página e nós entraremos em contato!

Aprendizagem pensada para uma das fases mais importantes da vida

O Ensino Fundamental é a etapa mais longa da educação básica, com nove anos de duração. As crianças e adolescentes passam por uma série de mudanças relacionadas aos aspectos físicos, afetivos, sociais, emocionais e cognitivos. É neste contexto de desafio que o currículo é elaborado considerando, basicamente, o Ciclo de Alfabetização do 1º ao 2ºano, os anos iniciais do 3º e 5º ano e os anos finais de 6º ao 9º ano.

A Base Nacional Curricular Comum Curricular do Ensino Fundamental – Ciclo de Alfabetização e Anos Iniciais, valoriza as situações lúdicas de aprendizagem vivenciadas na Educação Infantil. No entanto, há uma progressiva sistematização dessas experiências visto que os estudantes estabelecem novas formas de se relacionarem com o mundo, novas possibilidades de ler, de formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las e de elaborar conclusões numa efetiva construção de conhecimento.

É nessa etapa de desenvolvimento e aprendizagem que repercutem as relações consigo mesmo, com os outros e com o mundo. Adquirem maior desenvoltura e autonomia nos movimentos e deslocamentos espaciais; no uso das linguagens, especialmente as voltadas para a leitura, escrita e matemática; na sua afirmação identitária em relação ao coletivo; no desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, compreensão e representação. O estudante experimenta uma variedade de situações que envolvem conceitos e fazeres científicos a partir das observações, análises, argumentações e descobertas.

A curiosidade e as dúvidas das crianças nascem das suas experiências no contexto familiar, social e cultural, de sua interação com o grupo de pertencimento, do uso das tecnologias da informação e comunicação. Esta postura é que forma o pensamento criativo, lógico e crítico.

A partir dos interesses manifestos e da curiosidade da criança, cabe à escola ampliar essa compreensão por meio das operações cognitivas cada vez mais complexas e pela sensibilidade para apreender o mundo, expressar-se sobre ele e nele atuar. Nos dois primeiros anos o foco da ação pedagógica é a alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e Matemática. A apropriação do sistema de escrita alfabética, permite ao estudante o desenvolvimento de outras habilidades de leitura e escrita necessárias às práticas diversificadas de letramentos.

Sistema de Ensino

Por meio de uma proposta que busca estabelecer uma base coerente para um processo de aprendizagem progressivo, o FTD Sistema de Ensino, apresenta conteúdos que são adequados à realidade e à necessidade do aluno, com diversas atividades e recursos digitais complementares.

O FTD Sistema de Ensino é nosso aliado no trabalho de agregar valor extra à aprendizagem de nossos alunos.

Excelência educacional e a melhor estrutura.

Excelência em educação desde

2011

Irmã Norma
O Ressurreição Ribeirão Preto investe nos sonhos de cada um, favorecendo a realização deles.
Nelson Mandela
A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.
Augusto Cury
Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.

Nossa história

O Colégio Ressurreição Ribeirão Preto escreve sua história, fruto de um trabalho iniciado há cinquenta anos pelas irmãs da Ressurreição e no ano de 2021 completaremos 12 anos de um trabalho educacional, nesta cidade tendo como compromisso um trabalho pautado em valores.

A proposta pedagógica consolidada com aulas significativas, provas operatórias e o trabalho com projetos, além de uma equipe de profissionais altamente qualificados e uma área verde privilegiada! Essa é a nossa base para trabalhar com aprendizagens significativas!

A proposta do Colégio Ressurreição promove espaços para manifestação do pensamento, da crítica, da emoção e da imaginação. Muito mais que informar nossa missão é acolher, educar e formar alunos protagonistas, de maneira que se sintam respeitados e felizes em nossa escola!

Nossa missão é realizar uma educação de excelência, de crianças e adolescentes, para o desenvolvimento pleno e integral de suas capacidades e competências, respeitando sua individualidade.

O que os pais e alunos dizem sobre nós

sabrina-mãe-joaquina
Escola acolhedora, tenho o Colégio como a extensão da nossa casa, da nossa família!!!
Sabrina mãe da Joanna do 2ºB anos iniciais
denise-mãe-felipe
"Colégio bem amplo, atendimento humanizado bem familiar, bem arborizado"
Denise - mãe do Felipe
Amplo Colégio, valores familiares e cristãos, perfeito para educar nossos filhos.
Andréa Azevedo mãe do Leandro 6º ano

O espaço físico é privilegiado, são mais de 5.000 m² de área total e 1.500 m² de área verde ideal para crescer e se desenvolver.

Matrículas abertas 2022

Condição especial*
Autorização dos dados*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Telefone para Contato

(16) 3629-1912

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 07h às 18h.

Endereço

Av. Antônio Gomes da Silva Júnior, 251 – Parque Industrial Lagoinha, Ribeirão Preto – SP, 14095-040

Perguntas frequentes

Oferecemos dentro da grade curricular, OPEE ( empreendedorismo e Projeto de vida), Projeto de Leitura, e Inglês ampliado.

Maternal I e Maternal II de 12h40 às 17h10.

PréI e Pré II, 2°, 4° e 6° feira de 12h40 às 17h10.
3° e 5° feira de 12h40 às 18h.

Ensino Fundamental anos iniciais de 7h às 12h30 e de 12h40 às 18h.

Ensino Fundamental anos finais de 7h às 12h30.

Desenvolvemos nosso processo de ensino aprendizagem através do movimento operatório e metodologia ativa.

Neste período pandêmico estamos adotando o modelo presencial com opção de aulas on-line simultaneamente, de acordo com a necessidade da família.

A educação infantil tem seu espaço físico específico e reservado, com mobiliário e brinquedos adequados.
O ensino fundamental, tem horários diversificados obedecendo os Protocolos sanitários, focando no distanciamento, com estratégias de higienização no espaço físico onde lancham e nas salas de aula, conforme disponibilização com o deslocamento dos alunos.