ressuribeirao

 

 

EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

RESUMO DO REGULAMENTO DO COLÉGIO

  1. Horário:

 

Matutino

-Educação Infantil: 07h10 às 11h40

-Ensino Fundamental (Anos Iniciais): 07h10 às 11h40/5º ano 12h20

-Ensino Fundamental (Anos Finais): 07h10 às 12h30

-Ensino Médio: 07h10 às 12h40

Vespertino

-Educação Infantil: 13h00 às 17h30

-Ensino Fundamental (Séries Iniciais): 13h00 às 17h30/18h20

  1. O Horário deverá ser observado com rigor. Haverá tolerância para 4 pequenos atrasos em cada bimestre. Nesses casos, o aluno poderá entrar a partir da aula seguinte à sua chegada ao Colégio. A partir da 4ª vez que o aluno chegar atrasado, ele será impedido de entrar nas aulas, a não ser que tenha um motivo justo para o atraso.
  1. Organização das entradas e saídas:
  2. a) O Colégio Ressurreição Vita et Pax possui duas entradas: entrada principal pela Avenida Antônio Gomes da Silva, Jr 251 e a entrada lateral pela rua Vicente Oranges(s/n)

Atenção: A saída do período da tarde, acontecerá somente pela portaria principal.

  1. b) Quando houver necessidade de sair mais cedo, os alunos deverão trazer solicitação, por escrito, dos pais ou responsável legal. Se não houver essa autorização, os pais ou responsável legal deverão vir buscar os alunos pessoalmente. Em nenhuma hipótese, fora do horário normal de saída, os alunos serão entregues a terceiros, inclusive a parentes, moto-táxi, empresas de transporte de alunos, etc. Não serão aceitos pedidos feitos por telefone.
  1. c) Na entrada para as classes, todos os alunos (com exceção dos alunos do Ensino Médio) deverão formar filas no pátio do colégio, nos locais determinados para a oração inicial: no período da manhã às 7h10 e no período da tarde às 13h.
  2. Os alunos do Ensino Médio, ao chegarem ao colégio, deverão ir para as respectivas salas às 7h10 para o início das aulas. A oração inicial será realizada em classe.
  3. Os pais do Ensino Fundamental I poderão acompanhar os filhos somente até o portão de entrada. Após às 07h20 e 13h15 os alunos deverão ser acompanhados até as salas de aula pelos inspetores de alunos.
  4. O horário de saída mantém a tolerância de 20 minutos para a saída do aluno. Caso ultrapasse o horário, será aplicado o regulamento do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais 2015, Cláusula 2ª, parágrafo 2.6.
  5. Não é permitida a conversa de pais com os professores, nas portas das salas de aula. Deve ser utilizada a agenda e/ou um horário previamente agendado com a coordenação.

Saída – Os pais dos alunos da Educação Infantil ao 1º ano (Fundamental I), para maior segurança dos alunos,  deverão buscar os filhos nas salas de aulas.

  1. Medicamentos:
  2. a) Quando a criança estiver sob tratamento de saúde e precisar tomar medicamentos, os mesmos deverão ser entregues ao professor ou inspetor de alunos, com horários e recomendações por escrito na agenda escolar e mediante receita médica.
  1. Aniversários:

Os aniversários serão comemorados no colégio de maneira simples e significativa.

Na oração inicial serão homenageados os aniversariantes do dia.

Para a Educação Infantil os pais poderão combinar com a professora da sala e trazer um bolo para cantar os parabéns.

O objetivo da comemoração do aniversário no colégio é a confraternização com os colegas da sala. Não será permitida a distribuição de convites, nem a presença de convidados.

OBS: Para aniversários fora da escola, a professora só entregará os convites caso seja para todos os alunos da turma.

 

  1. Uniforme:
  2. É obrigatório o uso do uniforme completo.
  3. b) O aluno que se apresentar em desacordo deverá voltar para casa e vestir-se conforme a norma prescrita pelo Colégio.
  4. c) Uniforme completo: calça ou bermuda e camiseta do colégio Ressurreição Vita Et Pax.
  5. d) Para o inverno, os agasalhos deverão ser do Colégio Ressurreição Vita et Pax e marcados com o nome e série do aluno.
  6. e) O uso de calça jeans azul marinho e preta é exclusivo do 9º ano do Fundamental e Ensino Médio.
  7. f) É proibido o uso de bonés ou toucas.
  8. g) É obrigatório o uso de tênis, sendo vedados quaisquer outros tipos de calçados, tais como sapatos, botas, sandálias, chinelos etc.

6) É vedado ao aluno:

  1. Trazer qualquer material ou objeto que não seja para o uso nas aulas do dia. Por exemplo: álbuns, canivetes, animais virtuais, isqueiros, baralhos, carrinhos, patins, figurinhas, entre outros.
  2. O uso de estilete, por tratar-se de instrumento perigoso.
  3. Fumar, consumir bebida alcoólica ou fazer uso de qualquer substância ilícita no ambiente escolar.
  4. “Ficar” ou namorar no ambiente escolar.
  5. O uso de imagens dos alunos, professores e funcionários do Colégio em blogs, redes sociais, na internet de maneira geral, para denegrir ou ferir a integridade moral da pessoa.
  6. Deixar as salas de aula durante a troca de professores.
  7. A permanência nas salas de aula durante os intervalos.
  • Orientações Gerais:
  1. a) Telefones celulares deverão permanecer desligados e guardados durante as aulas, sendo permitido seu uso apenas nos intervalos. Não é permitido ficarem ligados no modo “vibrar”. Não devem permanecer sobre a carteira, sobre os materiais, ou à vista de quem quer que seja. Caso o aluno desrespeite as normas estabelecidas, cabe ao professor da aula, recolher o aparelho e encaminhá-lo à coordenação pedagógica para que o responsável legal do aluno venha retirar o mesmo.
  2. Caso o aluno desobedeça às normas, serão aplicadas as devidas sanções previstas no Regimento Escolar.
  3. O aluno que por displicência, falta de cuidado ou voluntariamente, causar danos ao mobiliário ou qualquer instalação física do colégio, deverá pagar pelas despesas de reposição ou conserto.
  4. Todo material do aluno deverá ser marcado com nome, ano ou série do mesmo. O colégio Ressurreição não se responsabilizará em hipótese alguma, pela perda, furto, estrago ou desaparecimento de materiais pertencentes ao aluno.
  1. Medidas Disciplinares:

 

  1. Aos alunos que cometerem atitudes contrárias às regras do Regimento Escolar e outras regras de respeito e disciplina, tais como: desacatar professores e demais funcionários, ser convidado a deixar a sala de aula, desrespeitar os colegas, cabular aulas, brigar na sala de aula, no pátio ou em qualquer lugar dentro da Escola, desrespeitar as demais regras citadas nesta agenda, ou outras normas comumente aceitas no convívio social, poderão ser aplicadas as seguintes penalidades:

1°. ato de indisciplina: advertência verbal, registrada em ficha própria.

2°. ato de indisciplina: advertência por escrito.

3°. ato de indisciplina: suspensão de 1 dia das atividades de sala de aula.

4°. ato de indisciplina: suspensão de 2 dias das atividades de sala de aula.

5°. ato de indisciplina: suspensão de 3 dias das atividades de sala de aula.

6°. ato de indisciplina: solicitação aos pais ou ao responsável legal pelo aluno para que o retirem da Escola (transferência compulsória).

A sequência acima fica condicionada à gravidade do caso. Em casos mais sérios, a sequência poderá não ser observada.

  1. O aluno que receber advertência por escrito ou suspensão, levará para casa uma carta, que deverá ser assinada pelos pais ou pelo responsável legal e entregue na Escola.
  1. Avaliação
  2. A síntese do projeto de avaliação será explicada aos pais e alunos no início do ano letivo e disponível no site do colégio (ressurreicaovitaetpax.com.br).
  1. O aluno que estiver com problemas de saúde de pouca gravidade será dispensado apenas das aulas práticas de Educação Física, ficando sujeito a todas as outras obrigações da disciplina, inclusive presença. Em casos mais sérios, deverá ser entregue atestado médico na secretaria do colégio, a fim de que sejam tomadas as medidas exigidas pela situação particular dos envolvidos.
  1. O aluno do 2° ao 9° ano do Ensino Fundamental ou Ensino Médio que perder prova terá direito a uma 2ª chamada, a ser realizada em horário fixado pelas Coordenações, diferente das aulas normais, desde que:

*seja feita a solicitação na secretaria antes da referida prova.

*seja feito o pagamento da taxa de R$ 30,00 por prova. Quando houver a entrega de atestado médico e casos de falecimento familiar (entregar na secretaria), o aluno ficará isento do pagamento da taxa.

*o aluno somente poderá fazer as provas de recuperação se estiver uniformizado e de posse de todos os materiais necessários.

*as provas de recuperação não terão provas substitutivas.

  1. d) O aluno será avaliado bimestralmente em todas as matérias, de acordo com os critérios estabelecidos pelo colégio. Após verificação das provas, trabalhos, pesquisas, tarefas, conduta, etc. A sua nota bimestral deverá estar dentro de uma escala de (0) zero a (10) dez.

Este regulamento visa facilitar as relações entre colégio, alunos e familiares. As pessoas são mais importantes que as regras, porém, sem estas não há organização.

Ciente: _____________

Responsável: ____________

Aluno: ________________

Data: ___/___/2016.