ROBÓTICA LABORATÓRIOS

HISTÓRICO

 

Em Setembro de 1996 iniciaram-se os primeiros projetos de engenharia didática. Após receber a aprovação do CNPq e da graduação da Secretaria de Engenharia Elétrica/Eletrônica da PUC-RS, o engenheirando Roberto Mathias, iniciou a pesquisa intitulada “Desenvolvimento de Ferramentas Didáticas para o Ensino de Eletrônica de Potência”, tendo como orientador o Dr. Ing. Fernando Soares do Reis.

» Em Outubro de 1997, após o desenvolvimento de uma série de kits didáticos e a aprovação de seu uso em laboratório, a pesquisa recebeu “Menção Honrosa” na I Jornada de Iniciação Científica da PUC-RS.

» No período compreendido entre 1997 e 1998 ocorreu a etapa de desenvolvimento de alguns kits voltados para a eletrônica industrial como: kit diodos, kit tiristores, kit TCA 785(controlador de velocidade para motores monofásicos), etc.

» Em Junho 1999 como parte do programa PRÓ-CIÊNCIAS, financiado pela FAPERGS, foi desenvolvido a pesquisa intitulada “Desenvolvimento de Ferramentas Didáticas para a Aprendizagem de Eletricidade no Ensino Médio” onde podemos encontrar alguns kits como: tranformadores, Lei de Ohm, fontes DC e motores de corrente contínua.

» Em Dezembro de 1999, o Profº Roberto Mathias foi convidado pelo Instituto de Educação Infanto-Juvenil (IEIJ) de Londrina/PR para ministrar aulas de Física e Robótica a crianças de 1ª à 8ª série. A partir do sucesso desse projeto surge o Clube de Robótica, localizada na Rua Charles Lindemberg, em Londrina, que atendeu 40 alunos em menos de três meses de operação.

» A possibilidade de expansão, uma nova proposta de ensino-aprendizagem e o espírito empreendedor conduziram o Profº Roberto a inaugurar, em julho de 2002, a Escola de Robótica, localizada na Av. Santos Dumont, na cidade de Londrina e também a iniciar em junho de 2003 o processo de Franchising juntamente com a ABF (Associação Brasileira de Franchising – São Paulo).

» Após as primeiras experiências com o franchising o professor Roberto juntamente com grandes parceiros, em Londrina e Curitiba – professor Leandro Augusto e em Joinville(SC) – professor Mario iniciaram um processo de expansão nacional baseado em Unidades Franqueadas (UF). Em 2005 foram iniciados os primeiros projetos da Franquia no estado de Santa Catarina e São Paulo.

Em Setembro de 1996 iniciaram-se os primeiros projetos de engenharia didática. Após receber a aprovação do CNPq e da graduação da Secretaria de Engenharia Elétrica/Eletrônica da PUC-RS, o engenheirando Roberto Mathias, iniciou a pesquisa intitulada “Desenvolvimento de Ferramentas Didáticas para o Ensino de Eletrônica de Potência”, tendo como orientador o Dr. Ing. Fernando Soares do Reis.

Em Outubro de 1997, após o desenvolvimento de uma série de kits didáticos e a aprovação de seu uso em laboratório, a pesquisa recebeu “Menção Honrosa” na I Jornada de Iniciação Científica da PUC-RS.

No período compreendido entre 1997 e 1998 ocorreu a etapa de desenvolvimento de alguns kits voltados para a eletrônica industrial como: kit diodos, kit tiristores, kit TCA 785(controlador de velocidade para motores monofásicos), etc.

Em Junho 1999 como parte do programa PRÓ-CIÊNCIAS, financiado pela FAPERGS, foi desenvolvido a pesquisa intitulada “Desenvolvimento de Ferramentas Didáticas para a Aprendizagem de Eletricidade no Ensino Médio” onde podemos encontrar alguns kits como: tranformadores, Lei de Ohm, fontes DC e motores de corrente contínua.

Em Dezembro de 1999, o Profº Roberto Mathias foi convidado pelo Instituto de Educação Infanto-Juvenil (IEIJ) de Londrina/PR para ministrar aulas de Física e Robótica a crianças de 1ª à 8ª série. A partir do sucesso desse projeto surge o Clube de Robótica, localizada na Rua Charles Lindemberg, em Londrina, que atendeu 40 alunos em menos de três meses de operação.

 

A possibilidade de expansão, uma nova proposta de ensino-aprendizagem e o espírito empreendedor conduziram o Profº Roberto a inaugurar, em julho de 2002, a Escola de Robótica, localizada na Av. Santos Dumont, na cidade de Londrina e também a iniciar em junho de 2003 o processo de Franchising juntamente com a ABF (Associação Brasileira de Franchising – São Paulo).

Após as primeiras experiências com o franchising o professor Roberto juntamente com grandes parceiros, em Londrina e Curitiba (PR) e Joinville(SC) iniciaram um processo de expansão nacional baseado em Unidades Franqueadas (UF). Em 2005 foram iniciados os primeiros projetos da Franquia no estado de São Paulo.

Em 2013 a franquia adotou a forma de expansão através da UDA (Unidade de Desenvolvimento de Área), implantando assim uma unidade em Itajaí (SC), uma unidade em Joinville (SC) e outra em Ribeirão Preto (SP), as quais são responsáveis pela expansão da franquia no país.

 

ROBÓTICA

Conscientes da evolução que o mundo está enfrentando, a equipe da Robótica compromete-se a:1. Proporcionar para o aluno um ambiente de pesquisa nas áreas de eletrônica, mecânica e informática.2. Trazer conceitos modernos na área da Eletrônica.3. Ensinar linguagem de programação para crianças e adultos.Carga Horária:A ROBÓTICA oferece 8 níveis para os seus cursos:Básico 1,2,3 e 4.Avançado 1 e 2, Pesquisa 1 e 2. tendo cada um deles duração de umsemestre letivo com 40 horas de aula por semestre, numa proposta de educação continuada.

Conscientes da evolução que o mundo está enfrentando, a equipe da Robótica compromete-se a:

  1. Proporcionar para o aluno um ambiente de pesquisa nas áreas de eletrônica, mecânica e informática.
  2. Trazer conceitos modernos na área da Eletrônica.
  3. Ensinar linguagem de programação para crianças e adultos.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Com enfoque na pedagogia de projetos, o Laboratório de Robótica desenvolve atividades de pesquisa, experimentação, análise e discussão em grupo proporcionando ao aluno a possibilidade de vivenciar na prática o que aprende.

O trabalho no laboratório de robótica mobiliza as habilidades desenvolvidas pelas disciplinas do currículo construindo a “transposição didática” pela ação e emoção do aluno na construção de Projetos Físicos.